Flacidez corporal: tire suas dúvidas
A flacidez é a perda de sustentação e elasticidade natural da pele. Ela acontece pois, ao longo do processo de envelhecimento, ocorre uma queda na produção de colágeno.
É mais comum em mulheres, mas também atinge os homens, devido as variações hormonais, sendo mais aparente na região do abdômen, coxas e braços.
Mesmo sendo um processo natural, pode ser acelerada através de alguns hábitos:
Excesso de exposição solar: destrói as fibras de colágeno, use protetor!
Sedentarismo: a falta de exercício físico prejudica a circulação corporal e evita com que os nutrientes cheguem em todos os tecidos
Excesso de açúcar: acelera o processo de envelhecimento, pois faz com que as proteínas de colágeno percam a função de elasticidade
Para manter a pele jovem e saudável, deixe esses hábitos fora da sua rotina.
Dúvidas frequentes:
A perda de peso pode gerar flacidez?
Sim. A pele se expande quando ganhamos peso e durante o processo de emagrecimento, principalmente quando a perda de peso é muito rápida, as fibras elásticas que dão sustentação à pele se encolhem. Fuja do efeito sanfona e pratique exercícios físicos!
A alimentação pode me ajudar a combater a flacidez?
Sim. Alimentos antioxidantes, como frutas vermelhas, ajudam a combater os radicais livres, que prejudicam as células de colágeno. Alimentos alaranjados, fontes de Vitamina A, contribuem para a produção de colágeno, assim como as frutas cítricas. Também é importante evitar ao máximo alimentos industrializados, ricos em açúcar e carboidratos.
Depilação com cera causa flacidez?
Não. Não existe nenhuma relação entre depilação e flacidez, já que o que causa a flacidez da pele é o enfraquecimento das fibras colágeno decorrente do envelhecimento natural e hábitos prejudiciais.
Ingerir cápsulas de colágeno ajuda a diminuir a flacidez?
Não existe nenhuma comprovação sobre a eficácia. Mais da metade do colágeno contido nas cápsulas é digerido pelo intestino e transformado em outras proteínas, que não necessariamente são as proteínas de colágeno.
Tratamentos:
Ácido polilático: é um bioestimulador de colágeno natural e totalmente absorvível pelo organismo. Usado para tratamento e prevenção da flacidez da pele com resultados naturais, gradativos e duradouros e aumentando a produção de colágeno em até 70%.
Energia cinética: introduz substâncias na pele sem o uso de agulhas, utilizando a pressão. Associado ao bioestimulador consegue estimular de forma intensa a produção de colágeno local.
Ultrassom macro focado: realiza microcauterizações na derme profunda, superficial e no SMAS e contraindo a pele, reduzindo a flacidez.
Radiofrequência monopolar: o aquecimento controlado garante que a energia seja entregue a várias profundidades do tecido. Estimula a formação de colágeno por meio de ondas de radiofrequência que geram calor.
Microondas: induzem a contração imediata das fibras de colágeno na derme e estimulam a produção de novo colágeno (neocolagênese). Isso torna os tecidos mais firmes e tonificados.
Consulte sempre o seu dermatologista, ele é o mais indicado para diagnosticar e recomendar os melhores tratamentos.