Hiperidrose: causas e tratamentos

A hiperidrose é uma condição que provoca suor excessivo, na qual os pacientes podem transpirar muito até mesmo em repouso. Pode afetar todo o corpo, ou regiões isoladas como axilas, palmas das mãos, rosto, cabeça, plantas dos pés e virilha.

É normal suar quando se está calor, durante a prática de atividades físicas ou em situações específicas, como momentos de raiva, nervosismo ou medo. Porém, a sudorese excessiva ocorre mesmo sem a presença de qualquer um desses fatores.

Quais as causas?

As glândulas que produzem suor funcionam mais do que deveriam, decorrendo de diferentes causas, sendo as mais comuns:

  • fatores emocionais;
  • fatores hereditários;
  • distúrbios hormonais;
  • doenças neurológicas;
  • reações a medicamentos;


Quais os tratamentos?

Para tratar essa condição, é necessário investigar as causas e obter um diagnóstico detalhado do paciente. Os tratamentos mais indicados por dermatologistas são:

Toxina botulínica tipo A: a toxina botulínica purificada pode ser injetada na axila, nas mãos ou nos pés para bloquear a sudorese. O procedimento dura em torno de 8 a 12 meses, depois desse período, é necessária uma nova aplicação.
Energia cinética: com essa nova tecnologia, pode-se fazer a aplicação da toxina botulínica tipo A sem a utilização de agulhas e com dor mínima.
Consulte sempre o seu dermatologista, ele é o mais indicado para diagnosticar e recomendar os melhores tratamentos.