Remoção de Fibromas e Acrocórdons
Nem verrugas, nem pintinhas, as bolinhas pequenas que surgem principalmente na região do pescoço, das axilas, da virilha e abaixo dos seios são acrocórdons ou fibroma mole. Na maioria das vezes elas são tumores benignos da pele,ou seja, proliferações benignas de células da pele que crescem e formam os acrocórdons,
O acrocórdon ou fibroma mole é uma lesão formada por tecido colágeno frouxo envolto por pele, de ocorrência mais frequente em adultos, atingindo homens e mulheres, principalmente a partir dos 30 anos. A causa exata é desconhecida, mas podem estar associados a fatores genéticos ou relacionados com a hipertensão, obesidade, o sobrepeso, síndrome metabólica, diabetes e a resistência à insulina.
Os acrocórdons pequenos podem ser tratados por cauterização química, eletrocoagulação ou através de remoção cirúrgica. Para fibromas moles de maior tamanho, o tratamento é cirúrgico. O procedimento deve ser realizado por dermatologista. O método mais usado é o “shaving”, no qual, após anestesia local (injeção ou pomada anestésica, dependendo do seu tamanho) é feita a retirada com lâmina ou tesoura delicada, seguida de cauterização para estancar o sangramento. Também podem ser retirados com bisturi elétrico ou com crioterapia (nitrogênio líquido).
Após a retirada do acrocórdon, haverá a formação de uma crosta (que não deve ser retirada) sobre o local, que permanecerá por aproximadamente 7 a 10 dias e uma pele normal nascerá.
Pode haver o surgimento de novos acrocórdons ao redor da área tratada e isso não é frequente. O local deverá ser tratado com pomadas ou cremes indicados por seu médico. O local pode e deve ser lavado normalmente, tomando somente os devidos cuidados para que as crostas não sejam retiradas antes do tempo, já que estas funcionam como um curativo biológico.
Receitas caseiras não são uma boa ideia. O aviso vale tanto para a aplicação de óleos, sumos e seiva de plantas, como para o uso de remédios para tratar verrugas, à venda em farmácias. Irritações no local, queimaduras, infecções e cicatrizes podem ser algumas consequências destes tratamentos caseiros.