Tudo sobre pele oleosa e como tratar

A oleosidade excessiva da pele é nada mais que a alta produção de sebo pelas glândulas sebáceas, um óleo natural produzido pelo nosso corpo, acumulado principalmente na zona T (testa, nariz e queixo).

Esse tipo de pele tem tendência a apresentar cravos, espinhas e, principalmente, poros dilatados, que incomodam pela aparência indesejada. É uma condição causada por diversos fatores, sendo os mais comuns:

Distúrbios hormonais
Alimentação rica em gorduras
Falta de hidratação da pele
Excesso de exposição ao sol sem proteção
Rotina de cuidados ou uso de produtos inadequados
Alguns pacientes se queixam pois, mesmo tendo uma rotina de cuidado e realizando tratamentos, ainda não conseguem se livrar da oleosidade excessiva. Isso pode ser devido a alguns fatores como:

Usar água quente ao lavar o rosto: essa prática remove a oleosidade natural e faz a pele produzir ainda mais sebo.
Aplicar produtos “pesados”: produtos cremosos demais não são recomendados para peles oleosas, pois entopem os poros.
Não remover a maquiagem: esse é um hábito que deve ser abolido da sua rotina, podendo acarretar em poros entupidos, cravos e espinhas.
Excesso de ar condicionado: resseca o ambiente e, consequentemente, a sua pele. Peles desidratadas tendem a produzir mais óleo naturalmente, então, hidrate-se! Beba água sempre.
Dúvidas frequentes

Devo lavar o rosto várias vezes ao dia para controlar a oleosidade?
Não. Lavar o rosto muitas vezes apenas estimula o corpo a produzir mais e mais óleo. Lave apenas 2x por dia, uma ao acordar e outra antes de dormir.

A oleosidade pode ter ligação com minha alimentação?
Sim. Alimentos muito gordurosos afetam a produção das glândulas sebáceas e podem até atrapalhar a ação dos princípios ativos presentes nos seus produtos de skincare. Tenha uma alimentação balanceada e rica em nutrientes.

Não devo hidratar minha pele, já é oleosa demais.
A falta de hidratação favorece ainda mais a oleosidade. Escolha os produtos certos.

Produtos

Para uma melhora da oleosidade você precisa de uma rotina de cuidados com a pele regrada. Por isso, é muito importante utilizar os produtos específicos para esse tipo de pele.

Limpeza: esse é um dos passos mais importantes. São recomendados produtos líquidos ou em gel, com ácido glicólico ou salicílico na composição.
Séruns: ajudam a controlar a oleosidade durante o dia, sem entupir os poros. A maioria dos indicados abaixo também ajuda a prevenir/suavizar as linhas de expressão!
Hidratantes e protetores: são ideais aqueles com toque suave. Opte por produtos oil-free e não comedogênicos.
Tratamentos

Se só a rotina de skincare não está sendo suficiente para controlar a oleosidade, é importante consultar o seu dermatologista para a recomendação de tratamentos via oral ou estéticos. Alguns dos mais recomendados são:

Caso seja uma causa hormonal, medicamentos como metformina ou espironolactona podem ser receitados pelo médico dermatologista.
Laser + máscara de carvão: esse tratamento age melhorando a textura da pele e reduzindo os poros. O laser é usado com uma máscara de carbono, que também tem efeito rejuvenescedor.
Limpeza de pele: para os produtos de skincare penetrarem e agirem com mais potência na pele, uma limpeza de pele realizada com uma profissional pode ajudar a retira as impurezas e células mortas.
Consulte sempre o seu dermatologista, ele é o mais indicado para diagnosticar e recomendar o melhor tratamento.