Xantelasma

O xantelasma é um tipo de xantoma, ou seja, um distúrbio relacionado ao acúmulo de lipídios sobre a pele, o que dá origem a placas amareladas na região dos olhos, principalmente sobre as pálpebras.

A condição sempre aparece de forma simétrica em ambos os lados do corpo. Portanto, se uma de suas pálpebras for acometida, a outra também será. Não é contagiosa, e não causa sintomas graves, exceto em estados muito avançados.

O desenvolvimento do quadro pode apontar para problemas sistêmicos mais graves, como uma alta quantidade de colesterol circulante, um problema bastante comum em adultos que sofrem com doenças metabólicas.

Embora possa ser sinal de que algo está errado, saiba que quase a metade das pessoas diagnosticadas com xantelasma são normolipidêmicas, ou seja, possuem taxas normais de colesterol e triglicérides.

Geralmente, o motivo pelo qual esses pacientes procuram ajuda médica é o incômodo estético, que muitas vezes pode evoluir para desconfortos visuais por causa das lesões nas pálpebras.

Quais são as causas do xantelasma?
Os xantelasma são basicamente bolsas de colesterol e lipídeos. Essas placas são formadas quando lipídeos presentes no sangue aderem ao tecido cutâneo ou quando, por algum outro problema, há alteração na metabolização de gorduras locais, o que pode acontecer em casos de diabetes, doenças do metabolismo e em alguns tipos de câncer.

Acontece que níveis elevados de colesterol fazem com o que os macrófagos, células do nosso sistema imunológico, entrem em ação. As células de gordura em excesso são então engolidas, equilibrando o colesterol presente nos tecidos.

Contudo, esses macrófagos não conseguem eliminar completamente toda essa gordura, transformando-se em células de tecido adiposo que acabam se acumulando na superfície da pele e dando origem ao que chamamos de xantelasma.